set 22 2011

O que estou fazendo no momento

Category: Off-TopicEdson Gonçalves @ 21:46

Olá Pessoal, tudo bom? Como vão vocês?

Sei que estou sumido do blog. Muitos leitores estão, nestes meses, me mandando comentários pedindo  a continuação de alguns artigos, de séries, que comecei e ainda não terminei. Quero informar a todos que, neste momento, estou renovando meus livros, por isso parei um pouco de postar no blog.

Muitas pessoas já sabem, outras nem fazem muita ideia, mas escrever toma muito tempo. Quem possui pouco tempo livre, como eu, no caso, é deixar os finais de semana com a família e  o descanso das noites, para nos dedicar a escrita.

Os escritores que sempre apoio em meu blog, até mesmo outros que desejarem aparecer no mural, só entrar em contato comigo. Sei o quanto é difícil divulgar um livro e ter um pouco de reconhecimento. Muita gente acha que ganhamos dinheiro com livros, que ficamos ricos, mas estou aqui para desmentir. Na área de informática, quem escreve é para ter o prazer de ajudar aqueles que estão com as mesmas dificuldades que, com certeza, passamos um dia.

Quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que postam comentários elogiando, criticando e pedindo mais tutoriais no blog. Para aqueles que não liberei os comentários, fiquem tranquilos que eu os li. Só não os liberei, muitas vezes, porque não tive tempo ou, por serem pedidos e perguntas relacionadas diretamente a mim, sobre o assunto, não me permiti o tempo necessário para responde-los.

Assim que terminar o meu primeiro objetivo, que é a completa reformulação e atualização, do livro “Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTENCE E AJAX”, voltarei a postar os diversos tutoriais, que já os tenho quase prontos, no blog.

Deixo aqui o espaço aberto, neste tópico, para que comentem o que acham interessante de estar neste livro que estou trabalhando. Já garanto que muitas criticas e pedidos, vindos de algumas centenas de leitores, não serão ignorados. Professores de universidades, faculdades e escolas técnicas do Brasil e alguns países de língua portuguesa, que também me procuraram para deixar seus pedidos e criticas, quero manter meu compromisso de que todos serão levados em consideração.

Agradeço a compreensão de todos.

Bons códigos!

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

26 Responses to “O que estou fazendo no momento”

  1. Fabiano Felipe says:

    Seria Interessante um livro só sobre Spring, com ênfase no no MVC. No mais parabéns pelo blog…

  2. Edson Gonçalves says:

    @Fabiano,

    Obrigado pelo comentário. Talvez mais adiante.
    O blog, em breve, receberá muitos tutoriais a respeito do Spring MVC.

  3. Laécio Freitas says:

    Apesar da documentação do vraptor ser muito boa. Seria legal o blog receber tutorias sobre vraptor.

  4. Alexandre says:

    Olá, existe alguma previsão para este novo livro estar pronto?

  5. Edson Gonçalves says:

    @Alexandre,

    Até o final deste ano estará. Mas isto é a minha parte. Depois tem a Editora, que pode levar mais uns dois ou três meses.

  6. camilo lopes says:

    Meu amigo Edson,

    hehe demorou, mas vai sair uma versão nova :). Antes de mais nada, realmente a comunidade precisa agradecer a vc o que tem feito, com certeza seu livro mudou a vida de muitos devs perdidos, na veradde a coletania do edson. Eu sou um exemplo disso.

    abracos,

  7. Edson Gonçalves says:

    @Camilo,

    Obrigado meu amigo. Assim que lançar, esperarei ansioso por suas críticas e sugestões.
    Sucesso!

  8. Pablo says:

    Putz, mas muda muita coisa Edson? Comprei o seu faz nem um mês, mas igual não iria dar tempo pois comprei para desenvolver meu tc.

  9. Edson Gonçalves says:

    @Pablo,

    Eu estou acrescentando, alterando e removendo o que centenas de leitores, ao longo dos anos, sugeriram e criticaram. A base, não muda. Mas o conteúdo estará sendo bem modificado.
    Não se preocupe, antes de mais nada, com as mudanças. Como fiz da outra vez, o tutorial no qual escrevo inicialmente, para ter como base a criação do livro, será dado aos leitores e usuários do blog. Além, claro, de que divulgarei nas maiores comunidades Java para que todos possam baixar.

    Abraço,

  10. Pablo says:

    Poxa, então muito obrigado Edson…quando acabar este ja vou pesquisar outro livro seu para comprar.

  11. Alexandre says:

    Edson, JSF 2.0 estará neste livro?

  12. Pablo says:

    Edson, alguns exemplos do livro Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTENCE E AJAX estou tendo dificuldades na implementação, alguns eu alterei algumas coisas e funcionou como deveria, mas em outros como no caso da internacionalização tentei de diversas formas e não esta funcionando. Isto é normal já que o livro é de 2007?

  13. Edson Gonçalves says:

    @Pablo,

    Se estiver usando alguma biblioteca mais nova, com certeza alguma pequena mudança pode ocorrer em um exemplo ou outro, como em componentes Ajax. Mas os demais não.

  14. Glauco says:

    Edson, tenho adquirido alguns livros seus e realmente o livro que você esta reescrevendo é muito bom e importante; porém queria deixar aqui uma observação para reflexão: existe uma razoável diferença entre entre java web e java enterprise, será que é possível escrever uma livro que consigua abordar esse dois assuntos mostrando suas
    peculiaridades, diferenças e relações?

    Sucesso em seu novo projeto!

  15. flavio says:

    eu indicaria usar jsf 2, jpa 2… enfim as versões mais recentes… vi gente abrindo tópico perguntando entre esse livro e um outro que usa assas tecnologias e indicaram o outro por ser mais atual…

  16. Edson Gonçalves says:

    @Flavio,

    Não concorro com autores, espero que compreenda isto. Na realidade, qualquer autor que deseje expor seu livro em meu blog, é bem vindo. E sim, estou atualizando para as tecnologias mais recentes.

  17. Edson Gonçalves says:

    @Glauco,

    A tecnologia Java já é um “ecossistema” em si. Eu estou querendo fazer em dois volumes, onde o primeiro aborta a parte Web, para total iniciantes e o segundo volume já avançando, para abordar EJB, servidores como o JBoss 7, GlassFish 3.1 e outras características mais avançadas.
    Grato pelo comentário.

  18. Willamis says:

    Esse blog é tudo que eu precisava!!!

  19. Diogo says:

    Existe alguma previsão para o lançamente do livro reformulado?

  20. Edson Gonçalves says:

    @Diogo,

    Ainda não. Mas garanto que será muito maior e o mais detalhado.

  21. Felipe Saab says:

    Concordo plenamente contigo Edson.
    Tbm sou bloggueiro e me identifiquei totalmente com a questão de deixar a família de lado e utilizar o pouco tempo livre para escrever.
    Boa sorte com o livro.

  22. Alex says:

    Olá Edson, tudo bem?

    Gostaria de saber se você já tem alguma previsão para o lançamento de suas novas obras atualizadas? Quais são elas?

    Vi que você está trabalhando na obra: “Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTENCE E AJAX”, qual a previsão de lançamento? Vai haver atualização para a obra: “Dominando JavaServer Faces e Facelets Utilizando Spring 2.5, Hibernate e JPA” num futuro próximo? Algum trabalho relacionado com aplicações web em Java, como por exemplo: de um site de comércio eletrônico.

    Tem a intenção de criar alguma obra relacionada ao Netbeans 7.x.x, Apache Tomcat 6 ou 7, ou Servidores de Aplicações Web como: JBoss, WebLogic, WebSphere e etc. Uma dica: existem poucos temas relacionados a IDE JDeveloper.

    Possuo seus 2 livros de AJAX (Dominando AJAX e AjAX na Prática) que são muito bons. Parabéns pelo seu trabalho feito com esses livros em AJAX.

    Abraços e até +,

    Alex

  23. Edson Gonçalves says:

    @Alex,

    Tudo que posso lhe dizer é que sim, serão atualizados. Mas antes, virá uma boa surpresa aqui no blog. Aguardem.

  24. Joaquim Hangalo says:

    Vivo em Angola e tenho acompanhado os teus trabalhos…
    Antes de mais… ai vai um sinal de incentivo e agradecimento…
    Uma sugestão… se poderes explicar direito o mapeamento many-to-may com hibernate e com eclispelink… num relacionamento com atributo…
    E também sugerir estruturas master/detail…
    estamos Juntos… Força ai…

  25. Richardson says:

    A edição do livro- pouco antiga -que acompanho me ajudou muito na formação do conhecimento na universidade. Espero obter o mais rápido nova versão do livro. Sua abordagem torna a compreensão muito mais fácil. Parabéns pelo trabalho!

  26. Warley says:

    Olá Edson, tudo bem?

    Gostaria de saber se você já tem alguma previsão para o lançamento de suas novas obras atualizadas?

    Obrigado.

Leave a Reply